domingo, 30 de setembro de 2012

Concurso de Resenhas - Lorrine Leite

Por favor cuide da mamãe - Kyung-sook Shin
Editora: Intrínseca
ISBN: 8580571324
Ano: 2012
Páginas: 240
Página do livro no skoob

Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração emocional repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu. Narrado pelas vozes de uma filha, de um filho, do marido e da própria mulher desaparecida, Por favor, cuide da Mamãe é, ao mesmo tempo, um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor. 

Resenha por Lorrine Leite:
Park So-nyo, ou ‘mamãe’ como é chamada no livro, desapareceu na estação de metrô em Seul quando estava indo visitar os filhos com o marido. A partir daí os membros da família começam uma procura sofrida em busca de ‘Mamãe’.

O livro é dividido em 5 capítulos e cada um é focado em um membro da família. Nos primeiros, temos Chi-Hon, uma das filhas, e Hyong-Chol, o filho mais velho, que vão se lembrando de momentos marcantes com a mãe, compartilhando lembranças da infância, tanto as boas como as ruins. E cada um se pega pensando no que estava fazendo enquanto a mãe se perdia na estação.

A narrativa de Chi-hon, em 2ª pessoa, me estranhou um pouco no início, mas acabei me acostumando. Ela tem seus sentimentos de culpa e pensa sobre várias coisas que ela se arrepende de ter feito, que poderia ter evitado, de ter sido tão contra as ideias da mãe. É muito fácil entender todos esses sentimentos dela se a gente se coloca na mesma situação.

 Há outros capítulos em que a narrativa é em 3ª pessoa, como o de Hyong-Chol, que fica sempre preocupado em estar à altura das expectativas da mãe, principalmente agora que ela não está mais ali.

O marido de Park So-nyo só se dá conta de muitas coisas depois que a esposa desaparece. E essa parte do livro foi a que mais me tocou. Só agora ele pensa nas tantas coisas que a esposa passou, sentiu, mostrou, e ele fingiu não ver. Fiquei emocionada em várias partes que ele ia percebendo tudo que ele fez de errado, percebendo que agora que ela se foi que ele dá a ela o valor merecido.

“Antes de ela desaparecer, você passava dias sem pensar nela. Quando pensava, era para pedir que fizesse alguma coisa, para censurá-la ou ignorá-la. O hábito pode ser algo assustador.” 

A gente vai conhecendo ‘mamãe’ à medida que as pessoas vão se recordando dela, das situações, de seu modo de agir, de sua personalidade. Mas só lá na frente a gente vê que talvez ninguém a conheça de verdade, e me surpreendi com essa mulher que tem medo, que ama e que .

Um livro que me fez pensar em como a gente faz coisas sem perceber, coisas que trazem arrependimento. Será que a gente para pra realmente olhar as pessoas que são tão próximas? Será que a gente dá a atenção que elas merecem? Elas podem desaparecer amanhã, e será que teremos mais uma chance de consertar as coisas?

 O livro é muito bem escrito e traz mensagens muito importantes. Recomendadíssimo!

28 comentários:

  1. Gostei da sua resenha, pela capa e titulo eu não leria mas a estoria parece ótima e fala sobre a Coreia algo que eu gosto muito vejo muita coisa de lá

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, Lorrine!

    Estou louca para ler esse livro, muita gente o elogiou bastante e a temática é bem interessante. Além de se passar um um lugar totalmente diferente do qual estamos acostumados a ler, quero ver como é essa narração em 2ª pessoa que tantos têm comentado.

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Gostei bastante da resenha. Eu estou louca para ler esse livro. Já li muitas críticas ruins sobre ele, mas pela resenha parece ser um livro bem diferente e interessante. Só que o fato de ter uma narração em 2º pessoa me incomoda um pouco, já que a maioria dos livros que eu li, com esse tipo de narrativa, me decepcionaram um pouco. Mas eu acho que pela história ainda vale a pena. :) Espero poder lê-lo em breve.

    Beijos,
    Mih.

    ResponderExcluir
  4. Amo esses livros que passam uma mensagem tão boa!
    Escreveu muito bem essa resenha!
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha. O livro parece ser interessante. Não gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  6. Achei a capa simples, mas a história parece ser realmente interessante. Parabéns pela resenha, além de boa nos apresentou um livro ótimo.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, A resenha ficou ótima, agora estou ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela resenha Lorraine. O livro parece interessante.

    ResponderExcluir
  9. Interessante que a capa é bem simples, porém, seu conteúdo parece ser bem instrutivo, bem bom mesmo.
    Sinceramente, amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu quase chorei só de ler a resenha, imagina quando eu ler o livro então! rs
    Acabou de entrar na lista dos meus livros desejados, parece ser perfeito!
    Ótima resenha, parabéns!

    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Caraca, eu quase tive um infarto só de ler a sua resenha Lorrine, imagine quando eu estiver lendo o livro??!! Isso se eu estiver lendo né, porque com um livro desses eu choro mais do que leio.rsrsrssrsr
    sou muito sentimental.

    ResponderExcluir
  12. A resenha ficou maravilhosa Lorrine, estou ansioso pelo livro!

    ResponderExcluir
  13. Mas o título não me chamou a atenção, mas ao ler a resenha, mudei totalmente a minha ideia sobre o enredo. Certamente o lerei.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal a sua resenha, Lorrine. O título e a capa não demonstram que a história será boa, mas depois de ler sua resenha fiquei louca para comprar o livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. A resenha ficou ótima! Quero muito ler o livro!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal a sua resenha ^^
    parabéns... beijos

    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Tenho muita vontade de ler esse livro. Não é tão frequente ficar realmente emocionada com um livro, mas pela sinopse e pelos comentários que já li, acredito que esta seria uma leitura que me tocaria bastante.

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossaaaaaaaaaaa ameiii a resenha.

    Gostei muito dessa parte. Me fez refletir bastante.

    Um livro que me fez pensar em como a gente faz coisas sem perceber, coisas que trazem arrependimento. Será que a gente para pra realmente olhar as pessoas que são tão próximas? Será que a gente dá a atenção que elas merecem? Elas podem desaparecer amanhã, e será que teremos mais uma chance de consertar as coisas?

    Parabéns Lorrine. Nota 10!

    ResponderExcluir
  19. Esse parece mesmo ser um bom livro.. Espero que você ganhe o concurso, você escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  20. nossa que massa velho *-----------* arrasou na resenha . o.O

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha, o livro parece ser ótimo.

    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. aiiii essa história parece linda e emocionante! fiquei curioso a respeito do livro!!

    ResponderExcluir
  23. Nossa, escreve muito bem! Gostei muito da resenha

    ResponderExcluir
  24. Nossa gostei do livro, pela resenha acredito que vou gostar da estoria, muito bem escrita por sinal,
    quero ler agora

    ResponderExcluir