domingo, 30 de setembro de 2012

Concurso de Resenhas - Juliana Xavier

Contos de Meigan - Roberta Spindler, Oriana Comesanha
Editora Dracaena
ISBN: 9788564469501
Ano: 2011
Páginas: 618
Página do livro no Skoob


Meigan é um mundo diferente do nosso, morada de seres especiais e poderosos que se denominam magis. Na aparência são exatamente como nós, mas as diferenças não podem ser ignoradas por muito tempo. Os magis tem uma relação especial com a natureza e seus elementos, moldando-os a sua vontade e apoderando-se de sua força. Esses elementos, chamados mantares, não se limitam apenas aos conhecidos fogo, terra, ar e água. Existem muitos outros, como as sombras, o tempo e até mesmo o controle sobre o próprio corpo. Ter a capacidade de decifrar, entender e interagir com a natureza é um dos principais requisitos para a evolução de um magi. Para tanto, deve-se, primeiramente, entender que tudo faz parte da mesma manifestação natural e que toda matéria e energia estão inseridas em um processo dinâmico e universal. Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos começa com Maya Muskaf preparando-se para voltar para casa. Depois de três anos vivendo na Terra, o momento de retornar a Meigan finalmente havia chegado. Estava preocupada, pois algo afetava seu controle sobre os mantares, talvez algum resquício da misteriosa doença que a debilitou durante a infância. Com medo de estar novamente doente e para conseguir respostas, decidiu deixar de lado as diferenças com sua mãe, a principal governante do mundo magi. Voltaria a Katur, capital de Meigan, e pediria perdão por todas as brigas passadas. Assim, abandonou sua vida terrena e entrou na primeira caravana que encontrou. Entretanto, seus planos acabaram tomando um rumo muito diferente daquele que imaginara. No caminho de volta, os soldados que a escoltavam acabaram encontrando destroços e um corpo no chão. Logo que avistou o homem morto, com os cabelos tão brancos quanto sua pele e os olhos inteiramente negros, Maya soube que se tratava de um dos cártagos – antigos magis que traíram seu povo e por isso foram banidos para uma dimensão paralela. As implicações para tal presença em território magi eram gravíssimas e não demorou muito para que a garota e seus companheiros descobrissem que os magis traidores estavam tomando o Solo Sagrado e derrubado seus portões de defesa. Agora, em meio ao caos de uma violenta batalha, Maya vai precisar lutar para sobreviver e conseguir responder as perguntas que tanto lhe afligem. Como os cártagos conseguiram acesso ao Solo Sagrado? Onde estavam os guardiões dos portões, os mais poderosos guerreiros de Meigan? E, a mais importante de todas, conseguiria chegar a Katur a tempo de encontrar sua mãe?

Resenha por Juliana Xavier:
Achou a sinopse gigante? Concordo, é mesmo... rs... Mas o livro é bem maior!! O que me deixou imensamente feliz!! Ele tem 618 páginas! As folhas são mais grossas que o habitual, o que facilita bastante a leitura. Não é fã de livros gigantes? Pois só digo uma coisa: depois de ler esse livro, você tem grandes chances de se tornar um. Ele é maravilhosamente escrito e a leitura flui muito bem. Eu li em dois dias! Simplesmente não consegui largar antes de chegar ao final.

Estou extremamente surpresa com Contos de Meigan!!! Eu sempre achei que fosse gostar, mas não pensei que fosse gostar tanto!! Os autores nacionais me encantam mais a cada dia. Foi o primeiro livro brasileiro de literatura fantástica que li e tenho que dizer que é um dos melhores do gênero, se não o melhor, que já li em toda a minha vida!! Todos que gostam deste tipo de literatura, ou que querem se iniciar nela, precisam ler. Tenho certeza que vocês vão amar!

Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos é o primeiro livro de uma trilogia. Quando faltavam umas 200 páginas para o livro acabar, já comecei a me desesperar porque não ia dar tempo de nada se resolver! rs... Quando faltavam duas páginas, o desespero se tornou absurdo!! E quando terminou... eu fiquei enlouquecida!!!!! Como assim o próximo livro ainda não está disponível? Eu preciso dele com urgência!

Vou tentar falar do livro, apesar de achar uma missão quase impossível!! hehe... Vamos começar pelo título: é um livro de contos? Não, não é. Começou a ser escrito com a criação de contos relacionados a Meigan pelas autoras, depois esses contos se tornaram uma coisa só e nasceu o livro. Aliás, eu admiro demais a Roberta e a Oriana por escreverem um livro juntas. Deve ser muito difícil!!

Chegamos a Meigan. O que é isso? É um mundo paralelo à Terra, formado pelos magis. Hein? Magis? Sim, magis, seres semelhantes aos humanos, mas que se relacionam com os mantares de uma forma muito próxima. Ah, o que são mantares? São elementos da natureza e, além da terra, do fogo, da água e do ar incluem coisas como o controle absoluto do corpo e do tempo. Os magis interagem com esses elementos e retiram deles sua força.
Ok, entenderam a primeira parte? Agora a segunda: A Fúria dos Cártagos. Cártagos?? Sim, cártagos. Cártagos nada mais são que magis que traíram seu povo em uma guerra que aconteceu há muito tempo, bem antes da história de Maya começar. Foram expulsos de Meigan e condenados a viver em uma outra dimensão. Bem, de alguma forma, eles conseguiram voltar e querem seu lar de volta. É aí que a história começa.

O livro conta a saga de Maya Muskaf, filha da Shyrat. A Shyrat é a principal governante do povo e, o cargo, transmitido aos descendentes. Maya, no início do livro, está voltando a Katur, a principal cidade de Meigan, disposta a retomar seu relacionamento com sua mãe e sua antiga vida.

É muito difícil MESMO falar desse livro. As autoras criaram um novo mundo, com novos termos. É um mundo fascinante, mas muito complicado de descrever em uma resenha.

A gente percebe no livro o lado publicitário da Roberta, com frases curtas, bem escritas, capítulos do tamanho certo e um jeito de narrar que prende o leitor. E percebe também o lado da psicóloga Oriana, as personagens foram muito bem trabalhadas e a gente sente que são realmente vivas. Sinceramente, acho que elas conseguiram a união perfeita, cada uma dando o seu melhor e trabalhando em equipe para gerar esse trabalho fantástico.

Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos, é um romance épico. No prólogo há a contextualização da história. Depois dele, passamos a acompanhar Maya em sua jornada. Uma jornada repleta de suspense, aventura, reviravoltas, traições, amor e amizade. Não tem como alguém não se apaixonar por essa narrativa.

E preciso colocar alguns vídeos aqui antes de terminar a resenha. Quero que vocês sintam o clima. Primeiro, dois teasers do livro. Cada um só tem 30 segundos, assistam! =)


Não posso deixar de falar aqui sobre a capa. Ela é ilustrada com o rosto do Guardião do Sétimo Portão (mesmo que coberto pela máscara... bem, a máscara é o rosto dele. Pelo menos o rosto que pode ser conhecido). Os Guardiões dedicam sua vida à proteção de Meigan. Este Guardião, especificamente, conhece Maya no início da guerra que terão que enfrentar e tem um papel super importante no livro. Um vídeo sobre os mantares agora.


E, por fim, o booktrailer! Só mais 45 segundos do seu tempo, por favor! rs



Espero que tenham gostado!! Ajudem a divulgar, adicionem o livro no skoob e curtam a página no face.

E para comprar seu exemplar autografado, entre em contato com as autoras através do e-mail: contosdemeigan@gmail.com. Eu super recomendo!

18 comentários:

  1. Adoro Contos de Meigan!!!! Não vejo a hora de ler a continuação! Muito boa sua resenha. =)

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM. Mal posso esperar pela continuação.

    Ótima resenha, super detalhada e concordo com tudo que você disse! Parabéns :)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma blogueira que aposto na literatura de nacional de fantasia. Tem aparecido boas histórias. Este livro já ouvi falar muito ,mas ainda não tive oportunidade de ler. Legal a resenha Ju, parabéns.
    Seguindo este blog- Nome de seguid0r Tartaruguinha(Veronica)
    www.tribodolivro.com

    Parabéns pelo blog Felipe, adorei o template e o nome é muito criativo.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei a resenha. Vi esse livro na bienal de São Paulo e conheci a autora lá, mas não ouvi muito sobre a história. A resenha me encantou e, admito, fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  5. Ju, fico cada dia mais admirada com a sua capacidade de nos prover com tantos detalhes do livro sem dar nenhum spoiler! Fiquei bem interessada no livro, a capa é cheia de mistérios adorei!
    Excelente resenha, mesmo!
    Leilane

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto resenha sobre o livro, a sua esta ótima, gosto de livros gigantes mas você conseguiu ler em 2 dias? Gente que recorde hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu AMEI essa resenha. A Ju escreveu tão bem que não resisti e estou lendo os Contos de Meigan. Fiquei muito feliz em ter a parceria com as autoras, e estar lendo um livro nacional tão bom só por causa de uma resenha da Ju. Tu escreve muito bem guria!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Primeira resenha que leio desse livro. Parece ser ótimo. É bem o estilo que eu gosto de ler. Adoro fantasias. A capa é meio assustadora.

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar nesse livro e me surpreendeu ele ser de autores brasileiros D: A estória parece cativante e muito interessante, parabéns pela resenha e por apresentar a todos um livro tão magnífico.

    ResponderExcluir
  10. Eu também nunca tinha se quer ouvido falar nesse livro, e também fiquei muito surpreso ao saber que era de autores já de casa.A capa que ficou meio a desejar.E muito obrigado por me apresentar este livro. S2

    ResponderExcluir
  11. Não é um tipo de livro que eu curto muito, mas sua resenha ficou muito boa, contou bastante detalhes, parabéns!

    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. não gostei muito da história, mas vc fez legal na resenha ;)

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar desse livro! gostei da resenha!!

    ResponderExcluir
  14. Já me falaram que esse livro não era muito bom, porém, quando li a resenha... Me surpreendi! Simplesmente adorei, dá vontade de ler várias vezes

    ResponderExcluir
  15. Ador este tipo de livro, e é a primeira resenha que leio dele, adorei.

    ResponderExcluir
  16. A capa me dá arrepios, porém, eu adoooorooo!

    ResponderExcluir