quinta-feira, 12 de abril de 2012

[RESENHA] Cilada - Harlan Coben

Cilada - Harlan Coben
Editora Sextante
ISBN: 9788599296936
Ano: 2010
Páginas: 272 
Classificação:  
  
Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

Resenha: 
O problema de livros policiais é que,chega um momento em que você não agüenta mais a quantidade de pistas,você não agüenta o surgimento de tantos personagens do nada,você fica meio perdido sabe? É muita informação,você para e pensa,”Opa,fulano fez isso por isso e aquilo,mas sicrano ajudou,mas peraí fulano não estava em tal lugar,mas sicrano morreu,opa socorro”.Me entendem?
Por isso nunca fui muito fã do gênero.
O meu terceiro livro de 2012 foi "Cilada",e posso dizer que tenho um novo autor favorito,Harlan Coben ganhou meu respeito e desejo todos os livros desse fenômeno a-g-o-r-a.
Ele conseguiu me prender em um livro de investigação,onde nada é o que parece,onde tudo o que você acha é desmentido mais na frente,onde todos tem motivos e ninguém fala a verdade,é tanta mentira,tantos acontecimentos,tantos personagens,mas juro que não me cansei do enredo um segundo,pelo contrário,fiquei viciado na trama e li o livro em três dias.Amei,amei,amei.

Wendy Tynes é uma jornalista popular da NTC News,em seu programa de TV ela atrai pedófilos e os desmascara em frente as câmeras,um sucesso de audiência.
Wendy então finge ser uma adolescente de 13 anos e atrai Dan Mercer,um suposto pedófilo,para uma cilada.Mas apesar da grande repercussão,Dan é inocentado pela falta de provas.
Em todo o livro eu não consegui dizer se Dan era mesmo culpado, não consegui sabe? Em todos os momentos ele me pareceu íntegro e uma boa pessoa.

Por outro lado,temos a história de Haley McWaid,uma adolescente de 17 anos,que simplesmente sumiu.Ninguém sabe se fugiu,foi seqüestrada,se está viva ou morta,três meses se passaram e a única pista sobre seu paradeiro surge quando Dan Marcer é morto.

A única testemunha do crime é a própria Wendy.Ela apesar de tudo,não consegue acreditar que Dan seja realmente um desses caras que abusam de crianças e com medo de ter causado a morte de um inocente Wendy começa a investigar em busca da verdade.
Dan Mercer era mesmo um pedófilo? Qual a ligação com Haley McWaid?
Wendy descobre muitas e muitas coisas,ela volta no passado pra tentar resolver esse mistério.

Primeiro que essa capa é linda,eu ficava o tempo todo me perguntando se ela diria alguma coisa sobre o paradeiro de Haley,de certo modo ela me deu esperanças.
Não pense que você é um leitor esperto e vai desvendar todo o mistério na metade do livro,porque você não vai.Nenhuma teoria que você crie vai se encaixar,o final do livro é absurdamente genial.
É como se todos do livro tivessem contribuído,de certa forma todos eram culpados,sério são reviravoltas demais pra um livro só.
A mensagem final do livro é sobre o perdão.Tem coisa mais nobre?

54 comentários:

  1. Esse Cilada tá em promoção lá no Submarino *-* Felipe, se eu quebrar minha promessa de não comprar mais livros até acabar com a minha pilha só por sua causa eu te mato hein?! u.u
    Quanto mais eu tenho mais eu compro, sei que Harlan Coben sempre tem um final surpresa, uma trama bem feita e vários truques na manga mas... ah! que se dane, eu vou comprar *---------------------*

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que vejo esse livro lembro de uma amiga que comprou o livro só pela capa, achando que era romance; a capa realmente é linda!! Sempre lembro da Agatha C. quando vejo um livro deste autor.

    ResponderExcluir
  3. Ja li e tem até resenha dele lá no blog ,

    Pramim , um dos pontos negativos foi o fato de as primeiras 60 páginas serem apenas de fatos que constam na PRÓPRIA SINOPSE,Ficou meio o.O

    Mas , por fim , amei demais

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse livro no submarino, só ñ comprei pq ja tinha compra 2 deste autor, confesso q comprei mais por causa das suas resenhas, vou ver se realmente o livro e bom msm, espero gostar tb, dai já viu, se gostar msm, com certeza esse vai lista tb, gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  5. Lipe! *--*

    Fico feliz que você tenha se apaixonado tanto assim pelo Harlan, como eu que amei a narrativa dele. Lembro-me como se fosse hoje, você participando feito louco da promoção de um ano do blog para ganhar "Cilada" e na real ganhou e a devorou em poucos dias. A semana Harlan Coben está acabando e estou a cada dia mais louco pelos livros dele.

    Grande abraço - http://weboysforlife.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. esse livro tem sido muito falado ultimamente. Quero muito ler!!
    E a capa realmente é linda! *-*

    ResponderExcluir
  7. Acho a capa desse livro muito bonita.
    Quero muito le-lo.
    Gostei da sua resenha!

    ResponderExcluir
  8. Então... acabei não comprando porque tinha lá no Sub muitas opções e eu tive que escolher, aí comprei A Rainha da Fofoca da Meg Cabot, Diários de Stefan - Origens e A Promessa, aquele romancinho novo... mas fiquei com vontade. É que você comprava 3, o terceiro saía grátis e sem frete *-* Pirei ^^

    ResponderExcluir
  9. Para começar eu amei a capa, e segundo, eu já tinha lido uma resenha sobre esse livro e fiquei MEGA interessada em ler ele, mas agora já li outras resenhas de livros do Harlan Coben, e sabe???? Eu quero ler todos, fico apaixonada por cada resenha de livro dele!!! E depois da sua resenha eu quero ler o livro o mais rápido possível!!! \o/

    ResponderExcluir
  10. ADORO romances policiais,
    infelizmente nunca tive a oportunidade de ler nada desse autor mas definitivamente está na minha wish list *-*
    Amei a resenha, bastante completa ! (:

    :*

    ResponderExcluir
  11. Também adoro Romances policiais hehe =D

    ResponderExcluir
  12. Adorei as borboletas da capa, realmente ela é linda, to doida pra ter este livro, caramba são tantos livros q eu quero, q nem sei qual compro primeiro.

    ResponderExcluir
  13. Um romance policial de primeira esse livro do Coben!
    diria eu, um dos livros mais intensos e cheios de suspense dos ultimos tempos.
    Uma leitura fácil que prende do inicio ao fim.
    preciso ler mais Coben urgente..rs
    Resenha perfeita :D
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. E posso dizer com toda convicção que foi surpreendente, eu não esperava aquele fim rs

    ResponderExcluir
  15. Enfim, amei o livro e super recomendo!!

    ResponderExcluir
  16. ops, esqueci de comentar a capa... definitivamente linda :D

    ResponderExcluir
  17. esse ainda não li :~~
    mas adoro romances policiais, mesmo tendo várias vezes que voltar páginas e páginas pra lembrar da onde surgiu tal personagem haha
    adoro ir pensando junto com o autor, às vezes além... às vezes acerto, às vezes erro..
    tento ir encaixando tudo... mas a melhor parte é quando o livro consegue te surpreender!
    vou procurar ler esse logo logo!
    beijo!

    ResponderExcluir
  18. Harlan Coben é um mestre, eu tenho uma grande admiração por ele, quem ler esse livro vai se apaixonar pelas obras dele! E Cilada é o melhor livro de todos, com certeza.

    ResponderExcluir
  19. Nem toda a esperteza do mundo faz a gente decifrar os mistérios de Harlan antes da ultima frase!!!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  20. Dizem que é o melhor livro dele!
    Vou pedir emprestado pra minha best e conferir!!!
    Realmente a capa é linda!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  21. Nossa! Mais capas com borboletas! rsrs
    Abraços!
    www.blogoblogueiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Vinícius, é verdade, esse pessu já gostam de capa de borboleta. kkkkk

    ResponderExcluir
  23. De investigação só Agatha Christie e Sherlock Holmes, mas vou pesquisar sobre esse autor tbm.

    ResponderExcluir
  24. Esse livro prendeu minha atenção, vou pesquisar sobre ele e o autor.

    ResponderExcluir
  25. A capa é ótima e as borboletas dão um ar de mistério. Harlan Coben é demais!


    Abraço, Felipe.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Depois de ler Não conte a ninguém e descobrir coisas somente na ultima página, quando achei que estava tudo resolvido, virei fã de carteirinha do Harlan.

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  27. Como não amar HC gente?

    Abraço, Lipe.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir