quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

[RESENHA] Quarto - Emma Donoghue

Quarto - Emma Donoghue 
Editora Verus
ISBN: 9788576861317
Ano: 2011
Páginas: 350
Classificação:

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

Resenha:
Já comecei o livro sabendo que ele viraria um dos meus favoritos.

Jack tem 5 anos e vive em um quarto com a Mãe.O Quarto é tudo que Jack compreende como mundo.Isolados de tudo e de todos,ele não sabe o quão a situação dos dois é complicada,não sabe que o Quarto é um cativeiro,não sabe que sua mãe foi sequestrada pelo Velho Nick sete anos atrás e desde então é abusada sexualmente,não sabe que o mundo da tv é real,não sabe quanta vida existe além das paredes que os prendem no Quarto.Durante todo esse tempo a Mãe criou um mundo feito pro Super Jack,fazendo com que ele passasse por isso da forma mais "agradável" possível sem grandes traumas,mas agora Jack está crescendo e eles precisam de alguma forma sairem dali,há muita vida lá fora.A Mãe então começa a elaborar alguns planos de fuga que dependerão de Jack para serem um sucesso.Será que Jack consegue?

Imagine você com cinco anos,vivendo em um quarto,dormindo no guarda-roupa e contando quantas vezes a cama rangeu antes de tudo ficar no completo silêncio.Apavorante? Esse é o Velho Nick que vem visitar a Mãe todas as noites. O livro é narrado pelo Jack e é impossível você não se jogar na trama.Adoro crianças e seus jeitos de falarem,e meu carinho pelo Jack é do tamanho do Quarto,e se o Quarto é o mundo,então é bastante não é?A leitura é do estilo "taquicardia" você torce para que o plano de fuga dê certo,você torce para que o Velho Nick morra,voce sente dó do Jack o livro in-tei-ro,é realmente fascinante.A narrativa fez me sentir meio incapaz sabe? O Jack é tão inocente que você fica angustiado.

Acho um amor quando o Jack comenta "O pênis bobo está sempre em pé de manhã,eu empurro ele pra baixo." Como não amar essa criança?

A Mãe é realmente "A Mãe",o amor dos dois é muito lindo,toda a rotina que eles cultivam no Quarto,as brincadeiras com as coisas mais simples,as histórias que ela contava,toda uma preocupação para criar o filho saudavel sabe? Sem expor a realidade apavorante que eles viviam,sem deixar o Velho Nick tocar em um fio de cabelo do pequeno Jack.

"Quarto" é o tipo de livro que você quer emprestar pro mundo todo sabe? Você quer que todos conheçam,que todos chorem e sorriam lendo,que todos tenham o enorme prazer que é conhecer a estória de Jack.

Super recomendo,e vocês curtiram?

31 comentários:

  1. Onde posso baixar esse livro? ><
    Fiquei loooooooouca pra ler *O* rs

    @ritacolatino ;*

    ResponderExcluir
  2. Esse é um livro que eu tenho muita vontade de ler.
    Gostei muito da resenha! Espero poder conferir em breve. ;)

    ResponderExcluir
  3. Legal esta resenha, pelo visto o livro mostra aborda um tema já antigo mas a forma de tratar ele dentro da visão de uma criança que é o grande diferencial. Parabéns e sucesso pro site!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler *---*
    Fiquei curiosa, quero saber o que acontece!

    ResponderExcluir
  5. Estou aflita quanto a lê-lo! O início da tua resenha me fez logo lembrar do mito da caverna, de Platão.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia está estoria, é bem verdade quando dizem "ñ julgue o livro pela capa", ñ daria nada por ele, este pelo jeito é o tipo de livro que vc tem vontade de ler sem parar nem pra ir ao banheiro.
    Agora vou ter q dar um jeito para comprar o livro, preciso saber o final.

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Mas que história fantástica!!! Fiquei louca pra ler!!! Tomara que ele me encontre um dia!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ótimo livro :) Parabéns por lê-lo !!!!

    ResponderExcluir
  9. OMG!!! Me apaixonei por esse livro, já coloquei entre os meus desejados no skoob!!! Quero muito poder lê-lo, quando tê-lo em mãos ele vai passar na frente de todos na minha lista de leitura!!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  10. Ele nos revela que, quem é feliz faz os outros felizes !

    ResponderExcluir
  11. e que a vida não é feita apenas de conquistas !

    ResponderExcluir
  12. e que as coisas são boas quando nós a fazemos boas e vice-versa !

    ResponderExcluir
  13. Sem esquecer é claro, do fundamental poder da natureza !

    ResponderExcluir
  14. Como a ecotecnologia, que visao nosso bem-estar interligado com o da natureza !

    ResponderExcluir
  15. e com certeza se tornaria um dos meus favoritos livros se alcançasse o grande feito de lê-lo !

    ResponderExcluir
  16. Adoro blogs com resenhas de livros que nunca ouvi falar, é uma verdadeira oportunidade de conhecer novidades. Depois que li a sinopse fiquei super curiosa!

    ResponderExcluir
  17. Ai Meu Deus...
    De novo julguei um livro pela capa

    Amei sua resenha!!! Quero muito esse livro!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo
    http://todaaliteraturadomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Narrativa por uma criança é meio que novidade tirando o menino do pijama listrado, né?!

    ResponderExcluir
  19. A capa me lembra o Google, rs.


    Abraço, Lipe.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Bem interessante o tema do livro.

    Abraço, Lipe.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Adoro livros com mães!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo
    @ChrysAudi

    ResponderExcluir
  22. Narrado por uma criança? Ah, tem vários que me emocionam, mas um princialmente, "Como Viver Eternamente" que tem até resenha lá no meu blog.

    Abraço, Lipe.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nunca acho para ler, acho que vou comprar pela internet!

    Abraço, Lipe.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Tenho muita vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  25. Parece mesmo o google, que coisa não?!

    ResponderExcluir