terça-feira, 23 de outubro de 2012

[RESENHA] Cuco - Julia Crouch

Cuco - Julia Crouch
Editora Novo Conceito
ISBN: 9788581630229
Ano: 2012
Páginas: 464
Página do livro no Skoob
Classificação:

Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

Resenha:
Já comentei em resenhas passadas o quanto livros mechem com minhas emoções, com esse em especial, as pancadas de raiva que me abalaram durante toda a leitura foram devastadoras. Rose e Polly se conheceram na infância, tornaram-se melhores amigas e moraram juntas desde os dezesseis anos de idade, ambas guardam segredos que podem mudar suas vidas. Polly se tornara uma cantora e Rose, professora. Talvez a vida não tenha tomado o rumo que ambas planejaram...

Não se pode negar amparo aos amigos, certo? Não seria correto deixar a viúva Polly e seus filhos passarem por um momento tão difícil como esse sozinhos. A contra gosto de seu marido, Rose convida sua amiga de velhos tempos para passar um tempo em sua casa até que a poeira baixe, por solidariedade e pelos velhos tempos. Polly é o ser mais sem noção que já conheci nesse vasto mundo literário, ela simplesmente chegou, se acomodou e não quis mais sair, Rose não poderia imaginar o quão definitivo isso se tornaria e a influência das atitudes da amiga em sua rotina. Sua casa se torna um caos, em diversos momentos não temos a certeza de que Polly é a responsável pelas atrocidades que acontecem mas  percebe-se quem é a causadora dos problemas. Rose acaba perdendo o controle, adoecendo, ganhando fama de louca e sua imagem de mãe e esposa é digredida, Polly acaba preenchendo esse espaço, tornando-se a mãe responsável e esposa dedicada, se tornando o ponto de paz, o equilíbrio da família...

Estou digitando esta resenha com todo o ódio que me é permitido sentir, percebem? Assim que Cristos morreu eu pensei "foi a Polly que matou", quando ela se muda e começa a agir como um verdadeiro Cuco, eu tive a certeza disso. No livro não é confirmado isso,então para mim ela matou ele e se mudou para roubar o Garrent, marido de Rose,que por sinal é um pouco tonta e lerda. No decorrer da leitura tudo me indicou a acreditar de verdade nisso, o passado das duas esconde segredos fortíssimos. Leiam e concordem ou não comigo.

Rose percebe o que está acontecendo um pouco tarde demais mas será que ainda é possível restaurar a sua vida arruinada? O desfecho de Cuco não poderia ter sido mais adequado. Eu já esperava algo assim, não foi meu final perfeito mas gostei.

15 comentários:

  1. esse daí me intrigou, na boa mesmo. vou comprar o/

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia o livro e a historia, sou louco para ler <3 Vc bem que podia sortear no prox top comentarista né? KK

    ResponderExcluir
  3. Me chamou muito atenção esse livro, estou louca para ler!!

    ResponderExcluir
  4. Super interessante , queria ler :)

    ResponderExcluir
  5. Ja tinha lido umas resenhas deste livro, e confesso que não estou muito curiosa por ele não, mas claro que quero ler uma dia sei la. enfim, mas caramba que revolta rs, gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho muito linda essa capa, esse tom de cores escuras. E falando em capa, adooooooorei (nem sei como expressar) o livro que ganhei. Muito lindo!!!! Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  7. a resenha tá perfeita, e eu adorei o livro. Quero ler .

    ResponderExcluir
  8. desde o lançamento, esse livro chamou muito a minha atenção!! quero lê - lo!!

    ResponderExcluir
  9. que maximo, desde do lançamento, fiquei mt interessado para ler este livro, adore, e a capa tbem é muito bonita lll

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita curiosidade com esse livro e gosto de estorias que deixam seus nervos a flor da pele hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu li o livro, e em duas coisas vc tem pura razão, este livro me deixou com muito odeooooooooo, cara nunca passei tanta raiva lendo um livro, e a rose é realmente uma tonta, mas não gosto de livros que deixa pontas soltas ficou meio sei lá faltando muita coisa pra ser dita isso na minha opinião claro

    ResponderExcluir
  12. muito linda a história, bem inspiradora, não vejo a hora de ganhá-lo e devorar-lo!!

    ResponderExcluir