sexta-feira, 21 de setembro de 2012

[Resenha] Profundezas - Roderick Gordon e Brian Williams

Profundezas - Roderick Gordon e Brian Williams
Editora Rocco
ISBN: 9788561384845
Ano: 2010
Páginas: 692
Página do livro no Skoob
Classificação:

Em Profundezas, essa descoberta se torna ainda mais surpreendente e ameaçadora. Na busca por seu pai, Will é levado a lugares cada vez mais profundos nos subterrâneos da Terra e obrigado a enfrentar situações que podem desviá-lo de seu objetivo. Seguindo os rastros do Dr. Burrows, o jovem protagonista, seu amigo Chester e o recém-descoberto irmão Cal deixam a Cidade Eterna, como é chamada a colônia subterrânea, rumo à Grande Planície, onde a escuridão é cada vez maior e o perigo, também. Em sua busca, o trio acaba descobrindo um plano dos Styx que pode ter consequências terríveis para toda a vida na Crosta. Para sua surpresa, Will é perseguido ainda pela sombra de uma irmã perversa que vai complicar ainda mais as coisas.



Assim como o primeiro livro desta série,Túneis,que você pode conferir a resenha clicando aqui,Profundezas,a continuação,foi resenhado pela querida da Elizabeth Costa.Mais uma vez te agradeço,muito obrigado!
Vamos conferir? Esta resenha contém spoilers.

Resenha:
Se você lembra de como terminou Túneis e espera saber o que acontece com os protagonistas, vai se surpreender em ver que não é assim que o Profundezas começa. Nas primeiras páginas conhecemos Sarah Jerome, uma mulher misteriosa (como tudo mais na série) andando furtivamente pelas ruas de Londres. Pelos detalhes da narrativa, logo descobrimos que Sarah é uma fugitiva da colônia, mas por hora é só, logo voltamos ao Trem dos Mineradores, no qual após todos os dramas, perdas e mortes de Túneis, Will, Cal e Chester estão rumo ao Desterro, um lugar completamente deserto onde, a não ser pelo vago conhecimento de Cal, o grupo está completamente sem apoio e sem perspectiva de melhora.
Will continua com a busca por seu pai (que beira a obsessão), mas não tem muita ideia de por onde começar. Neste livro conhecemos muitos lugares novos, como a Cidade da Greta, lugar onde a primeira colônia foi construída, e quando achamos que o trio não pode descer mais fundo, os autores sempre mostram que estamos errados. Outra inovação é termos notícias do quase esquecido Dr. Burrows, que anda meio sem rumo pelas Profundezas fazendo anotações e tratando tudo como uma maravilhosa oportunidade de ser reconhecido no meio científico com suas descobertas.
Apesar dos mistérios só crescerem a cada novidade que aparece, o começo do livro não tem o mesmo ritmo de Túneis, é bem mais descritivo, introduzindo mais perguntas e nos deixando cada vez mais ávidos por respostas, mas sem muita ação, o que parece uma nova introdução para uma nova fase.
A ação começa quando percebemos a movimentação incomum dos Styx, com quem aprendemos a não brincar no volume I da série, na Grande Planície e também a presença de Rebecca, "ex-irmã" de Will, que está nas Profundezas em uma operação nunca vista antes. E é justo depois disso que as coisas se agitam ainda mais com a entrada de dois novos personagens: Drake e Elliot, renegados condenados ao desterro assim como Will, Chester e Cal, que além de trazerem consigo muita ação e mais novidades, respondem algumas de nossas perguntas (ufa!).
Mais uma vez elogio o desenvolvimento dos personagens, falíveis, mutáveis, humanos. Alguns relacionamentos, que antes pareciam tão sólidos, começam a desmoronar, alguns personagens nos fazem um pouco de raiva com suas atitudes, outros nos surpreendem. Intrigas, amizades novas, brigas, um quase romance.
É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo nesta parte "pós-introdutória" do livro que é possível sentir o desespero dos personagens, e não me refiro apenas ao trio principal. A qualidade da série se mantém, os mistérios se aprofundam, novos personagens aparecem, antigos retornam com mais importância e eu quase morro do coração com algumas das reviravoltas. Emocionante, enigmático e muitas vezes assustador, Profundezas mexe com todos os seus sentidos e sentimentos, o enredo segue tão fluido e envolvente que conseguimos sentir o calor do centro da terra, a sensação claustrofóbica, o cheiro de bolor... Estou morrendo por ainda não ter posto minhas mãos em Vertigens, pois o final de Profundezas me deixou extremamente aflita.

12 comentários:

  1. Ai Fê...
    Assim vai ficar complicado...kkkk
    Minha lista de livros pra comprar está muito grande...
    Estou muito interessada nessa série... a Elizabeth resenha muito bem... assim como vc, daí dá vontade de comprar tudo que vocês indicam aqui!!!

    Bjs
    Chrys

    ResponderExcluir
  2. Arrazou Elizabeth, ótima resenha...
    Já estou com muitos livros pra ler e esse acabou de entrar na fila..

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Essa serie esta me encantando. Estou querendo muito começar a ler mas os livros tão caríssimos. D: adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
  4. não li a resenha por medo de ter spoiler do anterior... quero muito ler essa série!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da serie, li a outra resenha e ja tinha me interessado, agora com o segundo quero mesmo ler a serie.

    ResponderExcluir
  6. Ai fiquei encantada com a resenha de Túneis e nem sabia que já tinha continuação. Quero ler esse também hehehehe

    ResponderExcluir
  7. Não vou ler a resenha porque não li o primeiro ainda, mas tenho vontade de ler a série.

    ResponderExcluir
  8. Otima resenha Elizabeth :)
    Ja ouvi falar muito bem dos livros, e um dia pretendo le-los.

    ResponderExcluir
  9. Olá eu ainda não conhecia o livro agora estou curiosa, acho interessante quando os autores começam a segunda estoria de um outro ponto de vista e você fica louco pra chegar os antigos personagens, já passei por isso em outros livros

    bjos

    ResponderExcluir
  10. ótima resenha, não conhecia o livro e nem Túneis ( o primeiro) mas fiquei curiosa para ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Gente, resenha linda. rsrs
    Ela resenha mt bem. Já quero o livro.

    ResponderExcluir
  12. Apesar do livro ter uma coisa que eu admiro, o bom desenvolvimento das personagens, não gosto de nada assustador!! hahaha... Então acho que não é o meu tipo de livro. Esse negócio de quase morrer do coração não é pra mim... rs...

    ResponderExcluir