quarta-feira, 22 de agosto de 2012

[RESENHA] A Filha da minha mãe e eu - Maria Fernanda Guerreiro

A Filha da Minha Mãe e Eu - Maria Fernanda
Editora Novo Conceito
ISBN: 9788563219152
Ano: 2012
Páginas: 272
Página do livro no skoob
Classificação:

Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.

Resenha:

Mariana descobre que vai ser mãe.
Porém,para ela se sentir bem nessa nova etapa da sua vida,ela tem que fazer as pazes com a mãe,não é bem as pazes,na verdade ela tem que resolver alguns assuntos.Não que elas sejam brigadas,ou algo do tipo,mas a relação de mãe e filha sempre foi complicada.Abalada.Frágil.

Desde pequena Mariana teve uma relação mais próxima ao pai,o Tito.E isso meio que causou um afastamento de sua Mãe,a Dona Helena.

A Dona Helena,sempre achou que a Mariana não se comportava como filha,e sim como mãe,isso causou muitos desentendimentos entre as duas.Como uma disputa entendem? Mesmo que a Mariana não fizesse por mal,ela as vezes acabava não deixando que a Dona Helena fosse a Mãe de verdade.É meio complexo.

Situação: Tito foi viajar,Mariana deu o último beijo antes da viagem e escreveu uma cartinha surpresa,escondendo na mala do pai.Dona Helena surtou,alegando que o último beijo tem que ser o da esposa.E quando ficou sabendo da cartinha então...

Mãe e filha disputando.
Por toda uma vida.
Sem falar que,toda família tem seus segredos.Problemas.Fases difíceis.
O livro é uma rotina familiar,toda uma vida retratada.Tudo que qualquer família pode passar e é realidade de muitas.
Filhos adotados,filhos drogados,parentes intrometidos,divórcios,mortes.
RELACIONAMENTOS.

É justamente sobre isso.Relacionamentos.
Existe algum fácil? Não.
É impossível não se identificar.

Eu particularmente chorei em diversas partes,não que seja um livro emocionante,mas mecheu comigo.Família é um assunto delicado.
E não,o livro não é somente sobre a Mariana e a Dona Helena. É sobre uma família,que apesar de todos os problemas do mundo,se manteve pelo amor. O mais importante.E mesmo distante,quando é verdadeiro persiste.

Leiam.

19 comentários:

  1. Eu tenho super vontade de ler esse livro!


    Abraço, Felipe.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A capa é muito bonita, mas ainda não entendo porque veio com o selo Jovem...


    Abraço, Felipe.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho que o livro não deve ser tão jovem assim!


    Abraço, Felipe.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. eei, felipe! tá umam graça o lay novo, parabéns!

    quanto ao livro, tô querendo ler..
    é bom ler sobre relacionamentos para entender tb as situações pelas quais passamos!

    beijos -
    rascunhos e borrões

    ResponderExcluir
  5. Felipe o selo "Jovem" é para jovens escritores, por isso.

    ResponderExcluir
  6. Já tenho ele aqui em casa e minha irmã tá lendo e gostando!! Espero lê- lo em breve!!

    ResponderExcluir
  7. Eu li este livro em um book tour que participei...
    Não imaginei que fosse gostar tanto, então acabei não comprando, mas eu o desejo, acho que mais que starters..kkk

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei a ler sem muitas expectativas e me surpreendi com uam história que apesar de transitória no tempo e espaço desenvolveu um começo meio e fim harmonioso...

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  9. O Amadurecimento de Mariana e as razões de Helena ser o que é foram muito bem detalhados, satisfazendo por completo meus anseios de desfecho da historia... só achei que o capítulo final poderia ser um pouquinho maior e mais detalhado... ams de resto o livro é 10!

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  10. Adorei a premissa da obra, é de fato instigante !

    ResponderExcluir
  11. Bom, de fato a família é algo delicado e eu teço conjeturas de que este livro aborda o tema !

    ResponderExcluir
  12. Livro formidável, escritora fabulosa... intrigado para ler !
    Afetuosamente,
    Gabriel Araújo.

    ResponderExcluir
  13. Eu ja tinho visto este livro mas não tinha interessado muito, por ele não.

    ResponderExcluir
  14. Esta é a primeira resenha que leio dele, gostei bastante da estoria, e como vc disse relacionamento nenhum e facil, e entre pais então nem se fala.

    ResponderExcluir
  15. Acho q este e o tipo de estoria que meio se aprende com ele, eu acho. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  16. Esse livro ainda não chamou minha atenção, apesar de ter lido algumas resenhas positivas.
    Talvez eu leia se tiver a oportunidade..

    ResponderExcluir
  17. Como a Iara, essa foi a primeira resenha que li sobre esse livro. Não tinha lido nem a sinopse ainda. Gostei muito da sua resenha, e vc disse tudo, assunto familia é complicado. Acho que não existe uma familia perfeita e acredito que me identificaria facilmente a estoria.
    Dica anotada :)

    ResponderExcluir
  18. Conflitos entre família sempre é um ótimo tema para livros...

    Abraço, Felipe.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir